quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

O que você anda colocando no seu prato?


Essa eh umas das perguntas mais frequentes: Como montar um prato saudavel? Parece uma duvida boba, mas faz todo sentido, pois muitas vezes escolhemos os alimentos apenas pelo sabor,esquecendo  do seu valor nutricional e no final nao consumimos os nutrientes essenciais e necessarios diariamente.
Eu aprendi a comer a quantidade correta de cada alimento. Nao eh porque o arroz eh integral, o chocolate eh amargo ou o requeijao eh light que posso comer o quanto quiser.Aprendi a dar o que o corpo precisa e nao o que a cabeca acha que o corpo precisa.




Nosso prato deve ser composto pelos seguintes grupos:



CARBOIDRATOS_ 


Grupo do arroz, das massas, paes, biscoitos, mandioca, mandioquinha.
Sempre que possivel, consuma os integrais, pois contem mais vitaminas e mais fibras.



PROTEINAS DE ORIGEM ANIMAL_ 
Que eh o grupo das carnes, seja ela vermelha, aves ou pescados.
As carnes brancas sao as mais indicadas por terem menos gordura.



PROTEINA DE ORIGEM VEGETAL

Grupo do feijao, sendo seus substitutos a ervilha, a soja, o grao de bico e a lentilha.
Todos esses sao ricos em fibras e ferro.



VITAMINAS, MINERAIS E FIBRAS

Adquiridos pela ingestao  de hortalicas, legumes e de frutas.
Importante: Quanto mais cru melhor, pois mantem os nutrientes como as fibras e as vitaminas; claro que no vaso de alguns legumes nao eh possivel o consumo cru, sendo assim, pode-se cozinha-los tranquilamente.



De sobremesa, sempre opte por uma porcao de fruta de sua preferencia.
Importante: Sempre variar as frutas na sua alimentacao, pois cada uma possui vitaminas diferentes que sao importantes para seu corpo.



DICAS

Frituras nao sao saudaveis, contem tres vezes mais gorduras saturadas do que as preparacoes gregalhas ou cozidas. 

Inicie suas refeições pela salada, por possuírem grande quantidade de fibras lhe darão a saciedade evitando assim que você exagere nos grupos alimentares.

Faça suas refeições em ambientes tranquilos.
Mastigue muito bem os alimentos.
Coma em 20 minutos (no mínimo) a sua refeição, pois este é o tempo necessário para o cérebro assimilar o processo FOME X SACIEDADE e você comer realmente aquilo que seu corpo precisa.

Bjinhos